Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza deste ano iniciou dia 27 de abril e vai até dia 22 de maio. A mesma ocorre apenas na Unidade Básica de Saúde.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a apresentação de prescrição médica será obrigatória), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Salientamos que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 05 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Por isso, a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B.

Informamos que haverá o dia D da vacinação, realizado dia 09 de maio das 08:00 até as 17:00.