Outubro Rosa

Saúde da Mulher: Mutirão de coleta de Papanicolau
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Por isso, no sábado, dia 18 de outubro, acontecerá o Dia D da Campanha, quando o Centro de Saúde de São Valentim abrirá as portas para a realização de Coleta de Preventivo, solicitação de mamografias e orientação às mulheres. Os exames serão realizados das 8h às 17h.
Se você tem de 25 a 69 anos e não faz exame de Papanicolau – CP a mais de um ano, não perca a oportunidade de participar da campanha de coleta de material para exame citopatológico de colo uterino em formato de mutirão, na Unidade de Saúde. A proposta do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, é atingir, principalmente, as mulheres com o perfil citado acima.
O Papanicolau é um exame preventivo indolor, simples e rápido. Para fazê-lo, a mulher não pode estar menstruada, não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame e precisa evitar o uso de duchas e medicamentos vaginais nas 48 horas anteriores ao exame. Lembre-se de trazer cartão SUS, CPF e RG.
As mulheres também passarão pelo exame clínico de mamas e solicitação de mamografia. As vagas estão destinadas ao público feminino dos 50 aos 69 anos, grupo prioritário e com maior risco de desenvolvimento da doença e que realizaram a última mamografia a mais de um ano, também mulheres com histórico familiar de câncer a partir de 35 anos.
A equipe de enfermagem estará à disposição para tirar quaisquer outras dúvidas que venham a surgir sobre esse assunto, e sobre a prevenção e tratamento do câncer.