Clube da Bezerra

Foi realizado no dia 17 outubro de 2014, o 6º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 6º Clube da Bezerra na sede de nosso município, organizado pela EMATER/RS-ASCAR e Prefeitura Municipal.

O evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas entre agricultores, autoridades e técnicos envolvidos com atividade do leite.  Também estiveram presentes, o Prefeito Municipal Cleomar João Scandolara, Vereadores, Secretários Municipais, Cooperativas (COTREL, COOPASSUL, COOPERVAL), SUTRAF São Valentim, AGENER, Gerência Regional da EMATER/RS, Valmir Dartora também responsável pela área de criações e Equipe do Escritório Municipal da EMATER/RS de São Valentim, e representando a coordenação Sigismundo Nadir Woloszyn.

Pela manhã ocorreram duas palestras, com os devidos temas: Manejo do rebanho com enfoque na produção de leite a base de pasto, com o palestrante DerliDalastra, técnico da EMATER/RS, e a segunda palestra sobre Caracterização Racial para Bovinos de Leite, com o Médico  Veterinário Enedir Zanchetti, membro da Associação Brasileira de Julgadores de Bovinos Leiteiros.

Juntamente com o Seminário ocorreu o 6º Clube da Bezerra de São Valentim, o qual consiste na exposição e julgamento das terneiras, observando-se a caracterização leiteira de cada animal, o qual foi efetuado pelo Médico Veterinário Enedir Zanchetti.

Neste ano foram inscritas 44 terneiras de 31 produtores, as quais foram divididas em cinco categorias, obtendo-se a seguinte classificação:

Raça Mista:
1º lugar bezerra Diana, de propriedade  de Sr.Diego Henrique Brack;
2º lugar bezerra Safira, de propriedade de Sr. Augusto Foratti;
3º Lugar bezerra Bela, de propriedade de Sr. Nadir Gaik.

Jersey de 04 a 06 meses:
1º lugar bezerra Serena, de propriedade do Sr. Evandro Perondi;
2º lugar bezerra Esmeralda, de propriedade do Sr. Marcio Betlinski;
3º lugar bezerra Kadu, de propriedade do Sr. José Carlos Bitencourt.

Jersey de 06 a 08 meses:
1º lugar Tetéiade, propriedade do Sr. Idemar Canan;
2º lugar Marcelinade, propriedade do Sr. Sergio Cezniowski;
3º lugar Xuxa, de propriedade do Sr. Altair Scatolin.

Holandesa de 04 a 06 meses:
1º lugar Rubi, de propriedade do Sr. Augusto Foratti;
2º lugar Gaivota, de propriedade do Sr. Evandro márcio Cagol;
3º Lugar Majestade, de propriedade do Sr. Odacir Scopel.

Holandesas de 06 a 08 meses:
1º lugar Anita, de propriedade do Sr. Emilio Brandler;
2º lugar Serena, de propriedade do Sr. João Vazocha;
3º lugar Veja, de propriedade do Sr.  Antônio Munerol.

O melhoramento na qualidade genética dos animais tem sido cada ano melhor, demonstrando assim o potencial da atividade leiteria em nosso município.

Com isso a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS - ASCAR de São Valentim, juntamente com a Prefeitura Municipal, agradece a presença de todos que se fizeram presentes, e continuam incentivando atividades que proporcionam uma melhor qualidade de vida.