7ª Edição Clube da Bezerra
Com objetivo de valorizar e melhorar o rebanho leiteiro, nosso município realizou a 7ª edição do Seminário de Bovinos de Leite e a 7ª edição do Clube da Bezerra, na sexta-feira (16/10), no parque de máquinas da Prefeitura. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras parcerias, reuniu cerca de 250 produtores de São Valentim, Ponte Preta, Faxinalzinho, Benjamin Constant do Sul e Barra do Rio Azul, acompanhados dos extensionistas desses municípios.
Participaram da abertura do evento, o Prefeito Cleomar Scandolara, o vice-prefeito, Valdir Remus, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, o presidente da Câmara de Vereadores, Flavio Beal e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Carlinhos Gomes Samuel. Na sequência, foram realizadas as palestras técnicas pelo veterinário e julgador oficial Enedir Zancheti, que trataram de temas como qualidade do leite, manejo do rebanho com ênfase na produção à base de pasto, bem-estar animal, sanidade, entre outros cuidados que interferem na produtividade e qualidade leiteira. A programação prosseguiu à tarde, com o concurso das bezerras.
Gilberto Tonello destacou a atividade leiteira, ressaltando que ela é uma das principais da região e prioritária para a Emater/RS-Ascar. "A bovinocultura de leite é a principal fonte de renda de nossas propriedades", disse o gerente. Ele também agradeceu a parceria com a Prefeitura e demais entidades, que se unem para implantar as melhorias de genética, aumentar a renda familiar e a permanência das famílias no campo.
O prefeito, Cleomar Scandolara, lembrou que São Valentim conta com um rebanho de 4.700 cabeças, com produção de mais de 36 mil litros de leite por dia. Scandolara agradeceu a Emater/RS-Ascar, os produtores e todos que ajudaram a viabilizar o evento. A atividade também fez parte das ações desenvolvias pela Emater/RS-Ascar através da Chamada do Leite.

Resultados do Concurso do Clube da Bezerra

Categoria novilha holandesa 4 a 6 meses
1º novilha: Joia, de Antônio Munerol e família
2º novilha: Esperança, de Givanildo Spegiorin e família
3º novilha: Serena, de Augusto Foratti e família

Categoria holandesa 6 a 8 meses
1° novilha: Xana, de João Vazocha e família
2° novilha: Xuxa, de Gilmar Fiorentim e família
3º novilha: Belinha, de Volmir Capelli e família

Categoria novilha Jersey 4 a 6 meses
1º novilha: Serena, de Evandro Perondi e família
2º novilha: Cacau, de José Carlos Bitencourt e família
3º novilha: Serena, de João Vazocha e família

Categoria novilha Jersey 6 a 8 meses (só duas participantes)
1º novilha: Esmeralda, de Marcio Betlinski e família
2º novilha: Magia, de José Carlos Bitencourt e família

Matéria retirada do site Emater/RS, redigida pela jornalista Terezinha Mariza Vilk, apenas com algumas adaptações.